terça-feira, 2 de novembro de 2010

Agilidade nos exames

Os exames sangüíneos tornaram-se uma arma vital para a realização de exames que podem detectar doenças ainda em fase incial. 
Existem atualmente cerca de 5.000 tipos de exames de sangue para ajudar nos cuidados e na prevenção dos mais diversos males, do diabetes à artrite reumatóide, das hepatites ao lúpus , dos infartos e derrames aos cânceres de mama e de intestino.
A análise sangüínea não se restringe mais ao diagnóstico de doenças. Por meio de máquinas tecnológicas, é possível avaliar os riscos de aparecimentos de moléstias, antes dos primeiros sintomas aparecerem. 
A tecnologia de hoje está tão avançada que um maquinário ultramoderno, que ocupa apenas 6 metros quadrados, é capaz de realizar ate 15.000 exames de sangue por dia (o dobro de dez anos atrás).
Em 1960, o processamento era quase totalmente manual e o espaço para fazer essa quantidade de testes seria de dois metros quadrados.
As máquinas atuais requerem amostras cada vez menores para discriminar ou dosar as diversas substâncias encontradas no sangue.

►Alguns exemplos:

O exame de HIV, que além de identificar o vírus, também determina o seu número e perfil genético, possibilitando ao médico indicar um tratamento mais efetivo.
No caso da hepatite C, a doença exige um acompanhamento muito rigoroso e, hoje, o médico por meio de exames já pode escolher o melhor tipo de tratamento para cada pessoa.
Na detecção de DNA fetal, por meio da análise do sangue materno, é possivel identificar o sexo e o Rh do bebê, e prevenir o risco de aborto.
Com toda essa tecnologia avançada, os médicos ganham um tempo precioso, tanto pelo diagnóstico precoce, quanto pelo acompanhamento minucioso da evolução clínica do doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário